Social

Vídeos

/

20 Dezembro 2016

Misterioso "tubarão fantasma" foi filmado pela primeira vez

Cientistas norte-americanos filmaram pela primeira vez um raro Hydrolagus trolli, conhecido como tubarão fantasma ou quimera azul de nariz pontiagudo. Este peixe foi descrito pela primeira vez em 2002 a partir de 23 exemplares capturados perto da Nova Caledónia, a profundidades entre os 610 e 2000 metros.

As imagens foram filmadas por um veículo operado de forma remota por cientistas do Instituto de Investigação do Aquário de Monterey Bay e são as únicas desta espécie no seu habitat natural. Estes animais são parentes dos tubarões e das raias e vivem a grandes profundidades, o que torna a sua observação difícil. Neste caso, os cientistas acreditam ter "apanhado" em filme um exemplar da espécie quimera azul de nariz pontiagudo... mas colocam ainda a possibilidade de este animal não ser o raro Hydrolagus trolli. Nesse caso, podemos estar perante uma nova espécie.

Tal como os tubarões comuns, o corpo deste peixe é formado por placas de cartilagem. O corpo está coberto de pequenos canais – mais parece uma boneca de retalhos – que contêm células sensoriais com as quais detetam movimento. Distingue-se ainda por ter um pénis retrátil na cabeça.

Lonny Lundsten, do Aquário de Monterey Bay, sublinha que estas imagens mostram que sabemos ainda muito pouco sobre o mar profundo.

icon A Deco Proteste está a oferecer TABLETS! Descobre tudo AQUI! 

VAIS GOSTAR: